Como Criar Uma Decoração Estilo Pop Art Para Sua Casa

decoracao estilo pop art

Quando se procura um estilo divertido, colorido e ousado, o Pop Art é uma das primeiras referências das pessoas. Cores, desenhos, formas diferenciadas inusitadas e ousadas são características do estilo, que permitem uma composição charmosa, excêntrica, atemporal e cheia de estilo.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre este estilo único e diferente que é o Pop Art, além de aprender um pouco mais sobre o movimento que fez tanto sucesso e continua fazendo, entrando cada vez mais na casa de vária pessoas que buscam algo diferente na decoração.

O que é o Pop Art?

O movimento Pop Art surgiu na década de 1950, na Inglaterra, mas ele se consolidou na década de 1960, nos Estados Unidos. O movimento nasceu como uma resposta positiva da massificação da arte na cultura popular capitalista, fazendo a utilização dos elementos cotidianos da massa em suas obras, mostrando-os de uma forma diferente, colorida, com colagens, etc.

A cultura pop tornou-se, neste movimento, a base para a arte, e por isso, utilizou elementos como figuras do cinema e da música. Os elementos cotidianos, como por exemplo a Coca-Cola, se tornaram extremamente explorados pelo movimento. Esse estilo é muitas vezes conhecido como kitsch, brega, por usar uma estética bastante massificada, muitas vezes de gosto duvidoso.

Como criar uma decoração no estilo Pop Art

Para começar, você precisa saber quais são as bases deste estilo, já que assim você consegue começar a trazer esse estilo tão bacana para sua decoração. Os elementos principais para criar uma decoração no estilo Pop Art são:

  • Cores vibrantes
  • Elementos víntage
  • Ícones dos anos 50/60
  • Histórias em quadrinho

Para aderir a esse estilo é preciso um pouco de ousadia. Sendo as cores e formas diferenciadas nos itens de massa, o principal é preciso apostar em combinações às vezes um pouco fora do usual, trazendo para as cortinas de sala ou tapetes de sala. Utilize móveis diferentes, como poltronas ou cadeiras de mesa, ou ainda móveis com cores diferentes. Itens com uma cara vintage são muito bem vindos nesse estilo também. É uma boa opção procurar em lojas de móveis usados ou restaurar itens que já se tem, mesmo não sendo conjuntos, para esse estilo.

Outro elemento importante é a estética de massa, por isso, elementos da cultura pop são essenciais. Acessórios que remetam a ícones da música, do cinema e da cultura de massa em geral são sempre utilizados; principalmente ícones dos anos 1950/1960, como a Marilyn Monroe e coisas inspirada em histórias em quadrinho, que são clássicos do estilo.

Muitas cores vibrantes e estampas nas capas de sofá, cortinas de sala e tapetes de sala complementam a decoração. Essas podem ser utilizadas nos móveis ou também em elementos menores da decoração. Uma parede com um papel de parede, quadros de artistas da época, ou alguns móveis já podem remeter ao estilo, caso queira começar de forma mais simples.

É um estilo que agrada muito os mais jovens por sua ousadia e sua inspiração no cenário pop. É também uma boa opção para quem não está com muito dinheiro para a decoração, uma vez que garimpos de mercados populares ou loja de usados são quase que obrigatórios para se conseguir esse efeito vintage e de massa, sendo um estilo bastante acessível.

Como você viu neste artigo o estilo Pop Art está muito em alta, e se você se identifica com o estilo, na loja Donna consegue encontrar os elementos necessários para criar esse efeito tão divertido e diferente na decoração da sua casa e imprimir toda a sua identidade em qualquer cômodo!