Como escolher cortina para quarto

Como escolher cortina para quarto

 

Escolher a cortina para o quarto às vezes não é uma tarefa simples, atualmente, existem muitos modelos de cortina para quarto disponíveis no mercado, tanto nacional quanto internacional. Mas com tatos modelos, como saber qual é a melhor opção de cortina para complementar a beleza do seu quarto? Pois é, quanto mais opções temos, mais difícil torna-se a escolha certa.

Pensando exatamente neste dilema, no qual muitos donas e donos de casa se encontram, o blog Dicas da Donna selecionou algumas dicas para lhe ajudar a organizar melhor as ideias em sua cabeça e então diminuir um pouco essa fase de indecisão que sempre nos aflige.

Confira a seguir nossas dicas e sinta-se confiável na hora de comprar a sua cortina para quarto:

Combine a cortina  com o estilo da sua decoração

Primeiramente, é importante que você reflita e entenda qual o estilo que forma a decoração de sua casa e demais quartos. Clássica, rústica, romântica, contemporânea, são alguns dos estilos mais utilizados nos dias de hoje. Deste modo, será muito mais tranquilo criar um arranjo harmonioso entre a cortina e os demais utensílios que complementam o quarto.

A cortina é ideal para proteção contra a luminosidade

Independente do modelo de cortina para quarto que você irá escolher, tenha em mente que a principal necessidade será proteger o ambiente contra a luminosidade. Materiais mais grossos, como brim, lona, seda rústica ou linho.

Se o modelo de cortina que você escolheu e se apaixonou for de um material mais fino, não se preocupe, invista no conhecido forro de blecaute, comercializado em diversas lojas especializadas. O forro admite que você utilize uma cortina de material mais leve, sem deixar de lado a elegância de deu um tecido mais fino e sofisticado.

De olho no comprimento da cortina

A cortina precisa exceder sempre alguns centímetros da medida da janela, pois auxilia muito na proteção contra a luz. Indicamos que a cortina para quarto vá do piso ao teto, mantendo sempre uma distância de aproximadamente 1 centímetro entre a barra e o piso.

Tipos de cortina para quarto

As cortinas de varão costumam ser uma ótima solução para quem quer beleza e economia ao mesmo tempo, porém é preciso estar de olho no tipo de tecido, que muitas vezes não protegem o quarto da luminosidade de maneira adequada, pois existe um grande espaço entre o tecido e o suporte.

As persianas, famosas em salas e escritórios, não tem uma boa utilidade para o quarto, pelo mesmo motivo que os modelos de varão. As cortinas de painel são uma ótima opção e podem proporcionar um ótimo resultado quando integrado a um forro de blecaute, o único, porém se encontra no preço, que é mais elevado que as demais opções.

As cortinas com suporte de trilho são bastante visadas pela sua maior versatilidade e são encontradas facilmente nós mais diversos tipos de tecidos e modelos, atendendo uma ampla gama de gostos distintos.

Esperamos que você aproveite nossas dicas sobre como escolher a cortina ideal para o quarto e desfrute de uma ótima experiência ao comprar e instalar este material lindo que complementará o ambiente perfeito para sua casa.