Dicas Para Fazer A Instalação De Cortinas Na Sua Casa

As cortinas são uma ótima maneira de trazer personalidade e decoração para cada cômodo da sua casa, e assim você consegue misturar cores e estampas com apenas um objeto decorativo. Utilizar cortinas na decoração de casa é uma forma rápida e fácil de dar um novo visual, mas é importante que elas estejam bem instaladas para não criar o efeito contrário na sua casa.

Para que você consiga instalar as cortinas na sua casa com facilidade e sem errar, neste artigo você encontra algumas dicas muito importantes para decorar sua casa.

Dicas para escolher cortinas

  • Primeiro de tudo você deve tirar as medidas da sua janela para saber em qual posição a cortina precisa estar. Tire as medidas mais de uma vez para não correr o risco de errar.
  • É importante que você deixe uma margem de cada lado na janela, pelo menos 20 cm de cada lado.
  • Caso seu quaro tenha o teto rebaixado em gesso é bom que você verifique se o espaço que foi deixado é adequado para o cortineiro.
  • Escolher o tipo certo de tecidos é muito importante, para isso existem algumas regrinhas básicas que você pode seguir:
  • Cortinas mais claras são a sensação de que o ambiente é mais amplo.
  • A cortina deve ser o último elemento da decoração a ser instalado, já que ela deve compor harmonicamente com o restante da decoração do cômodo.
  • Na busca por uma cortina mais prática e leve, vale a pena apostar nas persianas.

cortinas para cozinha

Cortinas para quarto

Para o seu quarto é legal escolher uma cortina com dois tecidos: um mais fino e outro com blackout. Dessa forma você vai aliar a beleza e a funcionalidade na cortina, já que o blackout vai bloquear qualquer luz externa que pode atrapalhar seu sono e o tecido mais fino trará a leveza e a beleza. Já o varão pode ser de várias formas, e existem diversos modelos no mercado, para cada estilo que você quiser imprimir no seu quarto.

Cortinas de sala

A janela da sala muitas vezes fica em contato com o exterior, sendo possível a vista de fora, por isso é importante que se utilize uma cortina nesse cômodo. Para a sala o mais recomendado é que se utilize uma cortina mais longa com tecidos fluidos (voil ou linho), trazendo mais elegância ao cômodo. As cores irão variar de acordo com o restante da sua decoração, sempre utilizando cores que possam entrar em harmonia com seus móveis.

Cortinas para cozinha

Para a cozinha você deve ter um cuidado um pouco maior com a escolha da cortina, já que a cozinha é mais propensa a sujar e estregar a cortina. Muitas vezes esse cômodo é esquecido em termos de decoração, mas um elemento simples como a cortina pode trazer muito mais vida à sua cozinha. Para a cozinha é mais recomendado que você use o varão, por ser mais fácil de retirar e lavar a cortina. O comprimento da cortina também não deve ser muito largo, já que pode atrapalhar no manuseio da cozinha. Além das cortinas de tecido, você também pode apostar pela persiana que facilita muito a limpeza.

Decorar a sua casa é um passo muito importante para imprimir a sua personalidade no lugar onde você passa seus momentos de descanso. Manter uma decoração harmoniosa é muito importante para obter a sensação de tranquilidade.

Para isso, as cortinas são elementos essenciais na decoração, que, quando combinadas com o restante da decoração, podem fazer milagres na decoração da sua casa. Agora é só aproveitar as dicas e decorar a sua casa com as cortinas ideias para cada cômodo.