Saiba como escolher a cortina certa para sua sala

Saiba como escolher a cortina certa para sua sala

Muita gente usa cortinas na decoração para sala. Mas o que parece ser uma atividade simples e fácil, às vezes pode tornar-se uma bela dor de cabeça. Muitos tecidos, cores e tamanhos distintos acabam gerando uma certa dificuldade na hora de decidir qual é a certa para o seu ambiente. A Lojas Donna separou algumas dicas muito especiais para ajudar você, nossa cliente querida, a ecolher o modelo correto que vai combinar com a sua casa e com o seu estilo de viver.

Dica 1

Dê muita importância para a largura e altura da janela na qual se deseja colocar a cortina para sala. Sugerimos sempre que se deixe uma folga de tecido para que a cortina tenha um volume próprio e principalmente para que não falte tecido nas laterais. Por exemplo, se a janela tem a largura de 3 metros, o ideal seria que você deixasse uma folga de 20 cm em cada lado.

Dica 2

Para a sala, o tecido da cortina não precisa, necessariamente, ser de um material grosso ou que proteja completamente da claridade. Neste caso, invista em materiais mais leves e de tons mais claros, como seda, renda de algodão ou sintética.

Se o seu objetivo for utilizar a cortina para além da decoração, por exemplo, como meio de proteção da luz do ambiente ao ver televisão, resguardar os móveis dos raios do sol, ou então, apenas para obter mais privacidade, caso sua janela fique bastante à mostra, eleja um tecido mais grosso, como brim, lona, seda rústica ou linho puro, a cortina Blackout é um otímo modelo.

Dica 3

Para tornar a sua sala um ambiente mais harmônico, pense bem nas cores predominantes no espaço. A cortina precisa estar em concordância com os outros elementos da sala. Cores neutras, na maioria das vezes, geram um bom relacionamento visual entre os demais itens ao redor, por não serem muito marcantes, acabam combinando com mais facilidade além de respeitarem qualquer estação do ano.

Dica 4

A limpeza das cortinas necessita ser realizada com uma certa frequência. De uma e três vezes ao ano seriam as opções mais ideais para realizar a lavagem de forma correta. Se no local onde você mora o clima for úmido, o cuidado com a limpeza precisa ser maior por motivos de saúde e higiene, pois tecidos mantidos em climas úmidos são mais propícios a proliferação de ácaros. A maneira mais correta para saber como e com o que lavar o tecido é sempre seguindo as indicações disponíveis na etiqueta. No entanto, em caso de tecidos mais nobres e delicados como seda, linho e algodão, a melhor opção é sempre buscar auxílio profissional, levando para lavanderias especializadas, que possuem o conhecimento e material ideal para uma limpeza profunda e cuidadosa. Você pode saber mais um pouco sobre a limpreza de cortinas em nosso outro post aqui do blog Dicas como lavar e limpar sua cortina em casa.

 

Muito obrigado por acompanhar o nosso blog e ler nossas dicas. Esperamos sempre que nossos posts sejam de grande utilidade para você e que possamos juntos tornar a sua casa um ambiente mais bonito e confortável para toda a família.